terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

FILOSOFANDO...

Ontem foi meu "primeiro" dia de aula. Depois de seis meses longe, foi ótimo voltar e ver que nada ali saiu do lugar. As mesmas pessoas, os mesmos professores andando pelos corredores, a mesma multidão reunida no bar em frente. Foi como se o tempo não tivesse passado e eu também não tivesse mudado.

Ontem e hoje tive aulas de Filosofia. Ótimas, por sinal! Foi lá, ouvindo os dizeres do meu professor mau-humorado e discrente do ser humano, que comecei a pensar no que escrevo aqui agora. Ele me fez pensar no homem e na nossa espécie de um jeito que eu nunca havia pensado antes. Marquei o "x" no curso Psicologia e agora estou realmente começando a entender porquê.

O ser humano é o objeto de estudo mais complexo e mais obscuro que existe! E eu tenho uma certa queda por tudo que não é claro e explícito. Por tudo que não se comprova apenas em teorias e contas no papel. O ser humano é totalmente moldado pela circunstância que o cerca. Damos a nossa verdade como verdadeira e quem vive no Iraque, Japão, Pólo Norte ou logo aqui no sul de Minas que se dane! Somos tão egoístas e mesmo assim tão adoráveis. Temos a cara e a coroa no mesmo lado da moeda.

A vida só é cruel porque é fundalmentamente assassina. Às vezes é preciso matar para viver. Mas mesmo assim, eu me pergunto: Como é que pode o ser humano ser a única espécie dotada de consciência e, ao mesmo tempo, ser o único animal da face da Terra que consegue destruir seu semelhante e se auto-destruir?

Um comentário:

João Dobbin disse...

Bom, mas o objeto de estudo da psicologia não é o homem em si. São os processos que o envolvem! E o Marquim é bacana demais.